Curso de Iniciativas de Transição

poster_transicao_2FEV

Porquê e para quê este curso?

 Uma oficina de fim-de-semana sobre os fundamentos da Transição direccionada a quem deseja saber mais sobre ferramentas práticas para iniciar, planear e construir uma Iniciativa de Transição (IT). Com um programa de formação multi-facetado e inovador na forma e conteúdos vamos:

– aprender os fundamentos da Transição e os ingredientes básicos para iniciar uma IT, os passos intermédios e os métodos para os desafios e fases mais avançados;

– partilhar os sucessos e dificuldades mais comuns da experiência de duas das IT mais estabelecidas em Portugal e apresentar ferramentas práticas para as ultrapassar;

– apresentar ferramentas emergentes para o sucesso de projectos colectivos – o dragon dreaming;

– partilhar novas formas de ver e estar na sociedade, desafiando o empreendedor(a) que está dentro de cada um e a possibilidade de arriscar para a mudança.

Queremos assim proporcionar aos cidadãos comuns, estudantes, desempregados, instituições e grupos motivados a ultrapassar de forma resiliente os desafios sócio-económicos e ecológicos que a sociedade enfrenta. Queremos dar a oportunidade de partilhar experiências e metodologias para a relocalização dos serviços e recursos a uma escala mais local e assim aumentar a resiliência das nossas comunidades (vilas, bairros, ruas, cidades, etc.).

Mas o que é uma Iniciativa de Transição? Que exemplos vivos e práticos existem?

Uma Iniciativa de Transição é uma resposta local e comunitária aos desafios ambientais, energéticos e sócio-económicos de uma região. Quando um grupo de pessoas decide unir-se e agir para criar uma comunidade mais resiliente (capaz de recuperar das adversidades e choques, sendo suficientemente flexível para se adaptar e evoluir positivamente frente à situação) e sustentável (ter condições para se manter ou preservar e defender) está a dar uma resposta local a estes desafios.

Programa:

Consultar aqui.

Uma acção prática no âmbito de uma iniciativa de transição: Ajudada em Sintra

Para quem é indicado este curso?

Este curso é indicado para quem quer ter uma primeira experiência com o movimento de Transição, aprender sobre os primeiros passos e partilhar experiências com mais participantes e formadores, incorporando também a Rede das Iniciativas em Portugal.

Como posso participar?

O investimento é por donativo entre os 40€ e os 60€, ficando ao livre juízo dos participantes escolher com que valor podem ou querem contribuir. Com os vossos contributos extra contamos financiar várias bolsas para quem não pode suportar este investimento e quer frequentar o curso.

*As bolsas de estudo estão disponíveis para quem tem menos possibilidades de suportar este investimento, se for o teu caso contacta-nos!

*50% de desconto para residentes em Janas

*Desistências devem ser comunicadas até 15 dias antes da data do curso, para devolução total do investimento.

Inscrições & Informações:

Inscrições aqui ou para quintadoluzio@gmail.com – são consideradas por ordem de chegada após recepção do pagamento

Que parceiros e apoios temos?

Zé               janas-sustentc3a1vel        ldv       xx-xx-logoitt-cor-20110322      2832031_orig

Anúncios